sábado, 3 de agosto de 2013
FAUNA E FLORA DA ÁFRICA
FAUNA E FLORA DA AFRICA
Há uma incrível variedades de plantas e animais no continente africano. Nas estepes vive o guepardo, o animal terrestre mais veloz do mundo. No rio Nilo impera o crocodilo. Manadas de gnus, zebras e antílopes percorrem as savanas; com eles, os maiores mamíferos terrestres, os elefantes, e as maiores aves, os avestruzes. Nas florestas tropicais da África central vivem os grandes macacos antropoides, como o gorila. Ficam na África dois dos mais secos desertos da Terra, o do Kalahari e o da Namíbia. Uma das únicas plantas que sobrevivem ali é a eufórbia, sempre alertas à presença da venenosa serpente da Namíbia.
http://um-novo-dicionario.comunidades.net
www.um-novo-dicionario.comunidades.net
PARQUES NACIONAIS
Parte da floresta tropical africana foi destruída para dar lugar a terras cultiváveis, bem como para se extrair madeira. Na República dos Camarões fica o Parque Nacional de Korup,uma das áreas preservadas do continente.
SAVANA
Quase um quarto do territórios africano é constituído de savanas, campos abertos cobertos por gramíneas. Nelas vivem manadas de herbívoros, como zebras, gnus e elefantes; é também a terra dos grandes carnívoros, entre eles o leão.
GIRAFA
As girafas são os animais mais altos da terra. Um macho adulto atinge 5 m dos cascos à ponta dos chifres. Com suas longas patas e pescoço alcançam as folhas mais das acácias, de que se alimentam. Na hora de beber água, os animais executam uma verdadeira
ginastica para levar o focinho ao líquido.
fotos em
HIENA
A hiena é um carnívoro que se alimenta a noite. Come tudo, de pequenos mamíferos até aves e cobras. Também não recusa os restos de animais mortos por outros predadores. Ainda que pareça, não é da mesma família do cão.
SURICATA
A suricata é um mamífero que vive em colônias subterrâneas. Alimenta-se de pequenos animais, como lagartos e insetos; quando a comida escasseia, desloca-se em grupos para outros lugar. A suricata fica de pé sobre as patas traseiras, vigiando os predadores.
Os solos africano é povoado por besouros que se alimentam de estrume e carcaças de animais mortos.
PANGOLIM
Os pangolins não são parentes dos tamanhos, mas como estes, comem formigas e cupins, que apanham com sua longa língua pegajosa. Cobertos de escamas resistentes (feitas de um material parecido com o das unhas), eles se enrolam quando ameaçados.
O abutre africano alimenta-se de carniça. Sua cabeça e seu pescoço não são cobertos de penas.
O serpentário, semelhante à seriema brasileira, alimenta-se de cobras que caça na savana.
À BEIRA DA ÁGUA
Os rios, lagos e pântanos da África são habitados por bandos de mergulhões, pelicanos, garças e flamingos, que se alimentam de peixes. No deserto da Namíbia fica o maior oásis do mundo, o de Okavango. Ali, em meio aos papiros( uma planta aquática), existem até mesmo crocodilos e hipopótamos.
Os hipopótamos machos costumam lutar em disputas territoriais.
HIPOPÓTAMO
O hipopótamo é um dos maiores animais da terra. Um macho adulto pode pesar quase 3 t. Ele permanece na água durante o dia, deixando apenas os olhos e as narinas para fora. Á noite, sai para pastar nas margens dos rios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário