sábado, 3 de agosto de 2013
África
ÁFRICA
Poucas regiões do mundo são tão variadas como a África. É um continente vasto, no qual há 53 países independentes e centenas de povos, cada qual com sua cultura. Cadeias de montanhas, lagos, rios, pântanos e desertos são encontrados lá. A costa norte do continente é rica e fértil. Mas logo abaixo esta o deserto do Saara, o maior do mundo. Ao sul do Saara estendem-se cerradas florestas tropicais. No sul e no Leste do continente predominam as savanas, áreas pontilhadas aqui e ali por capões de mato e árvores altas. As maioria dos países africanos é pobre, embora diversos ( como a Nigéria) possuem valiosas reservas minerais. Há poucas cidades grandes, a maior parte situada da costa.]
A África é limitada a oeste pelo oceano Atlântico, a leste pelo Índico e ao norte pelo mar Mediterrâneo. A grande ilha a leste do continente é Madagascar.
A pobreza do continente africano mostra-se de modo dramático entre as crianças. A maioria anda descalça, tem doenças e não se alimentam bem.
Os tuaregues são um povo nômade que vive no deserto do Saara. Eles criam rebanhos de camelos e cabras.
Nas densas florestas da África ocidental vivem os ashanti.
No Quênia estão os altos masai, pastores de gado nas savanas abertas.
Os pigmeus raramente ultrapassam 1,5 m de altura. Eles vivem nas florestas do Zeire.
Os bosquímanos vivem nos desertos do sul da África. Recolhem seu alimento do ambiente hostil.
OS POVOS
A maioria dos povos africanos vive no interior, em pequenas aldeias. Muitos, como os Kikuyu da África ocidental, descendem de tribos que ocupam as mesmas regiões há vários séculos; outros, como os árabes do norte da África, são imigrantes. Na África, as fronteiras entre os países foram estabelecidas por colonizadores europeus, e por isso não considerem as diferenças e semelhanças entre os povos nativos.Cada país costuma ser habilitado por vários grupos étnicos e culturais.
Os minaretes das mesquitas dominam a vista da cidade do Cairo.
CAIRO
A maior cidade da África é o Cairo, capital do Egito. Localiza-se junto ao vértice do delta do rio Nilo. Em 1991, sua população era de quase 9 milhões de habitantes. As ruas da parte antiga da cidade são estreitas e tortuosas, enquanto a parte nova tem largas avenidas e edifícios modernos. Os habitantes do Cairo provêm de todo o norte da África bem como da Europa e do Oriente Médio.
KILIMANJARO
A maior e mais bela cadeia de montanhas da África é a do Kilimanjaro, que fica na Tanzânia. Seu monte mais alto é um vulcão extinto, com 5.895 m de altura. Apesar de ficar a poucos quilômetros do Equador, o topo é coberto por neves eternas. Pode-se chegar ao cume viajando durante três dias por um caminha estreito. No sopé do Kilimanjaro ficam aldeias cujos habitantes cultivam frutas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário