sábado, 3 de agosto de 2013

FAUNA E FLORA DA ÁFRICA

FAUNA E FLORA DA AFRICA Há uma incrível variedades de plantas e animais no continente africano. Nas estepes vive o guepardo, o animal terrestre mais veloz do mundo. No rio Nilo impera o crocodilo. Manadas de gnus, zebras e antílopes percorrem as savanas; com eles, os maiores mamíferos terrestres, os elefantes, e as maiores aves, os avestruzes. Nas florestas tropicais da África central vivem os grandes macacos antropoides, como o gorila. Ficam na África dois dos mais secos desertos da Terra, o do Kalahari e o da Namíbia. Uma das únicas plantas que sobrevivem ali é a eufórbia, sempre alertas à presença da venenosa serpente da Namíbia. http://um-novo-dicionario.comunidades.net www.um-novo-dicionario.comunidades.net PARQUES NACIONAIS Parte da floresta tropical africana foi destruída para dar lugar a terras cultiváveis, bem como para se extrair madeira. Na República dos Camarões fica o Parque Nacional de Korup,uma das áreas preservadas do continente. SAVANA Quase um quarto do territórios africano é constituído de savanas, campos abertos cobertos por gramíneas. Nelas vivem manadas de herbívoros, como zebras, gnus e elefantes; é também a terra dos grandes carnívoros, entre eles o leão.
GIRAFA As girafas são os animais mais altos da terra. Um macho adulto atinge 5 m dos cascos à ponta dos chifres. Com suas longas patas e pescoço alcançam as folhas mais das acácias, de que se alimentam. Na hora de beber água, os animais executam uma verdadeira ginastica para levar o focinho ao líquido.
fotos em HIENA A hiena é um carnívoro que se alimenta a noite. Come tudo, de pequenos mamíferos até aves e cobras. Também não recusa os restos de animais mortos por outros predadores. Ainda que pareça, não é da mesma família do cão.
SURICATA A suricata é um mamífero que vive em colônias subterrâneas. Alimenta-se de pequenos animais, como lagartos e insetos; quando a comida escasseia, desloca-se em grupos para outros lugar. A suricata fica de pé sobre as patas traseiras, vigiando os predadores.
Os solos africano é povoado por besouros que se alimentam de estrume e carcaças de animais mortos.
PANGOLIM Os pangolins não são parentes dos tamanhos, mas como estes, comem formigas e cupins, que apanham com sua longa língua pegajosa. Cobertos de escamas resistentes (feitas de um material parecido com o das unhas), eles se enrolam quando ameaçados.
O abutre africano alimenta-se de carniça. Sua cabeça e seu pescoço não são cobertos de penas.
O serpentário, semelhante à seriema brasileira, alimenta-se de cobras que caça na savana.
À BEIRA DA ÁGUA Os rios, lagos e pântanos da África são habitados por bandos de mergulhões, pelicanos, garças e flamingos, que se alimentam de peixes. No deserto da Namíbia fica o maior oásis do mundo, o de Okavango. Ali, em meio aos papiros( uma planta aquática), existem até mesmo crocodilos e hipopótamos.
Os hipopótamos machos costumam lutar em disputas territoriais.
HIPOPÓTAMO O hipopótamo é um dos maiores animais da terra. Um macho adulto pode pesar quase 3 t. Ele permanece na água durante o dia, deixando apenas os olhos e as narinas para fora. Á noite, sai para pastar nas margens dos rios.

África

ÁFRICA Poucas regiões do mundo são tão variadas como a África. É um continente vasto, no qual há 53 países independentes e centenas de povos, cada qual com sua cultura. Cadeias de montanhas, lagos, rios, pântanos e desertos são encontrados lá. A costa norte do continente é rica e fértil. Mas logo abaixo esta o deserto do Saara, o maior do mundo. Ao sul do Saara estendem-se cerradas florestas tropicais. No sul e no Leste do continente predominam as savanas, áreas pontilhadas aqui e ali por capões de mato e árvores altas. As maioria dos países africanos é pobre, embora diversos ( como a Nigéria) possuem valiosas reservas minerais. Há poucas cidades grandes, a maior parte situada da costa.] A África é limitada a oeste pelo oceano Atlântico, a leste pelo Índico e ao norte pelo mar Mediterrâneo. A grande ilha a leste do continente é Madagascar.
A pobreza do continente africano mostra-se de modo dramático entre as crianças. A maioria anda descalça, tem doenças e não se alimentam bem.
Os tuaregues são um povo nômade que vive no deserto do Saara. Eles criam rebanhos de camelos e cabras.
Nas densas florestas da África ocidental vivem os ashanti.
No Quênia estão os altos masai, pastores de gado nas savanas abertas.
Os pigmeus raramente ultrapassam 1,5 m de altura. Eles vivem nas florestas do Zeire.
Os bosquímanos vivem nos desertos do sul da África. Recolhem seu alimento do ambiente hostil. OS POVOS A maioria dos povos africanos vive no interior, em pequenas aldeias. Muitos, como os Kikuyu da África ocidental, descendem de tribos que ocupam as mesmas regiões há vários séculos; outros, como os árabes do norte da África, são imigrantes. Na África, as fronteiras entre os países foram estabelecidas por colonizadores europeus, e por isso não considerem as diferenças e semelhanças entre os povos nativos.Cada país costuma ser habilitado por vários grupos étnicos e culturais.
Os minaretes das mesquitas dominam a vista da cidade do Cairo.
CAIRO A maior cidade da África é o Cairo, capital do Egito. Localiza-se junto ao vértice do delta do rio Nilo. Em 1991, sua população era de quase 9 milhões de habitantes. As ruas da parte antiga da cidade são estreitas e tortuosas, enquanto a parte nova tem largas avenidas e edifícios modernos. Os habitantes do Cairo provêm de todo o norte da África bem como da Europa e do Oriente Médio. KILIMANJARO A maior e mais bela cadeia de montanhas da África é a do Kilimanjaro, que fica na Tanzânia. Seu monte mais alto é um vulcão extinto, com 5.895 m de altura. Apesar de ficar a poucos quilômetros do Equador, o topo é coberto por neves eternas. Pode-se chegar ao cume viajando durante três dias por um caminha estreito. No sopé do Kilimanjaro ficam aldeias cujos habitantes cultivam frutas.

ABELHAS E VESPAS

ABELHAS E VESPAS vê tambéM no site abaixo: todo mundo conhece abelhas e vespas, pois elas frequentemente constroem abrigos junto das casas. Existem milhares de espécies de insetos desse tipo. Eles surgiram há milhões de anos, e hoje são encontrados em todas as partes da Terra. O zumbido característico de seu vôo é causado pelo veloz movimento das asas. Muitas abelhas e vespas levam uma existência solitária, vivendo em buracos no chão ou no interior de caules de plantas. Outras se reúnem em grupos, chamados colônias, e edificam grandes colmeias em árvores, rochas,e nos telhados das casas. As colônias de abelhas têm sempre uma rainha, zangões e operários. Entre as abelhas doméstica ( que fazem o mel que consumimos) a rainha não trabalha, só põe ovos reunir até 50 mil insetos. COLMEIA AS ABELHAS constroem colmeias feitas de uma estrutura de favos hexagonais ( com seis lados iguais). Confeccionados com cera, eles têm várias finalidades. Nos favos as abelhas armazenam o mel, guardam os ovos, ou ainda abrigam as larvas recém-nascidas e as pupas ( fase de desenvolvimento antes de se tornarem adultas). O mel é o alimento das abelhas, fabricado a partir do néctar das flores e armazenando nos favos. A abelha rainha é capaz de depositar cerca de 1.500 ovos por dia. Os zangões só vive o tempo suficiente para fertilizar a rainha. As larvas saem dos ovos poucos dias apos apos postura. Elas se tornam pupas e depois insetos adultos. As operarias levam alimento à colmeia, cuidam dos ovos, larvas e poupas e protegem a comunidades. VESPAS PARASITAS Várias espécies de vespas põem ovos no interior dos corpos de aranhas e insetos. Ali as larvas se alimentam. NINHO DE VESPAS Nos países frios, as vespas hibernam durante o inverno. Quando acorda, a rainha um ninho com material semelhante ao papel. Para isso ela mastiga madeira, que misturada com sua saliva, forma uma polpa. Depois põe seus ovos em células hexagonais. O alimento para as larvas é obtido pela captura de insetos, mastigados antes do armazenamento. As larvas se desenvolvem e se transformam em indivíduos adultos, que prosseguem na ampliação do ninho. Os machos são concebidos mais tarde. Um ninho pode abrigar até 5 mil vespas operárias. os ovos das vespas desenvolvem-se no interior do ninho. DANÇA DAS ABELHAS Ao encontrar uma boa fonte de alimento, a abelha volta para a colmeia e executa uma "dança", por meio da qual informa as companheiras sobre a direção em que a comida se encontra. A orientação é dada em relação à posição do sol. CORPO DO PERIGO Muitas vespas têm o corpo rajado de amarelo e preto-esse é um aviso de seu perigo. Algumas empregam seu ferrão como defesa contra predadores, bem como para capturar e matar suas presas.

LIVRO ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA DO ESTUDANTE

Apresentação quando, na Europa do seculo XVIII, seus autores pretendiam, em uma única obra, esgotar os temas relevantes das mais diversas áreas de conhecimento - a ciência, a filosofia, a arte. Imaginavam poder criar um livro. Essa idéia seduz o homem até os dias de hoje. Sabemos, tanto quanto os idealizadores da primeira enciclopédia sabia, que mesmo a obra mais abrangente não basta para guardar todas as informações que a humanidade já produziu e acumulou ao longo do século. Mas isso não diminui o encantamento: as belas ilustrações e os textos apresentados nesta obra são ao mesmo tempo síntese e introdução a centenas de assuntos, selecionados criteriosamente para despertar o interesse pelo conhecimento, esclarecer dúvidas e, por que não, divertir seus leitores.